UFERSA usará campus da UFCG em Cuité como referência

Projetos arquitetônicos foram cedidos à universidade potiguar para instalação de campus em Angicos.

Os projetos arquitetônicos do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, servirão de referência para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instalar um campus na cidade de Angicos, no Sertão Central do Rio Grande do Norte. A informação foi do reitor da referida instituição, Josivan Barbosa Menezes Feitosa, que, acompanhado dos pró-reitores de Graduação e de Planejamento, esteve nesta quarta-feira, 18, visitando o local.

Durante a visita, Feitosa falou da importância da descentralização do ensino superior dos grandes centros para o interior, enfatizando que “é muito importante levar o ensino para onde há necessidade, evitando o deslocamento de jovens para regiões distantes de suas localidades”. Ele disse que ficou impressionado com a infra-estrutura do campus e com a configuração arquitetônica do ambiente. “É uma satisfação poder ver como tudo está sendo construído neste campus e poder replicar o que deu certo”, finalizou.

Por ocasião da pactuação da primeira fase do plano de expansão das IFES, a Prefeitura Universitária da UFCG cedeu à UFERSA os projetos arquitetônicos do Ambiente de Professores, da Central de Aulas e da Residência Universitária do Centro de Educação e Saúde, parceria que contribuiu para a realização do projeto daquela instituição.

Segundo o diretor do CES, Márcio Caniello, que recepcionou a comitiva, “é importante saber que todo o trabalho desenvolvido no campus Cuité está sendo reconhecido. Isso é resultado do esforço que vem sendo empreendido para disponibilizar à comunidade acadêmica a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A UFERSA surgiu a partir da Escola Superior Agrícola de Mossoró (ESAM) e oferece 10 cursos nas áreas de Tecnologia, Ciências Sociais e Agronegócio. Sua missão é produzir e difundir conhecimentos no campo da educação superior, com ênfase para a região semi-árida brasileira, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais capazes de atender demandas da sociedade.

(Luciana Macedo Teixeira e Rosenato Barreto - Assessor de Imprensa da SPE/UFCG)

Data: 19/06/2008