Grandes Nomes Paraibanos na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia

Nomes como Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Celso Furtado, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Marinês, Pedro Américo, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, dentre outros nomes podem ser encontrados na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG através da exposição "Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado" até amanhã, quarta-feira (18).

A exposição mostra através de 30 banners a vida e a obra de nomes paraibanos que fizeram história e destacaram no campo da poesia, da literatura, da música, da política, das artes plásticas dentre outras.

As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

O projeto tem o financiamento do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, da empresa de telefonia Oi e o apoio da Oi Futuro. Dentre os seus objetivos o projeto visa possibilitar que cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários de escolas, instituições culturais e artísticas do Estado e a população como um todo conheçam nomes e obras de personagens importantes de nossa história através da realização de exposições em alguns municípios paraibanos.

A exposição que é itinerante estará na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) no Centro de Educação e Saúde da UFCG (Campus Cuité).

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas através do sítio eletrônico: www.paraibagrandesnomes.blogspot.com, do email: josafadeoros@gmail.com ou dos telefones 9313.0959 e 9129.6137.

(Rosenato Barreto de Lima – Assessor de Imprensa do Projeto)

Data: 17/06/2008