Professor da UFCG é indicado para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura

O poeta e professor Carlos Gildemar Pontes, do Departamento de Letras do Centro de Formação de Professores - CFP, da UFCG, campus de Cajazeiras, vem se destacando e elevando o nome da UFCG no cenário literário nacional. Uma de suas obras, o livro de poemas Os gestos do amor, publicado em 2004, foi indicado para o principal prêmio literário hoje no Brasil, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Recentemente, Gildemar conquistou o Prêmio Nacional de Poesia Audifax Amorim, promovido pela Prefeitura Municipal de Colatina - ES. Ele também obteve o 1º lugar em Crônica e o 2º em Poesia no Concurso Nacional de Poesia e Crônica 2005, realizado pela Revista Estalo, em Belo Horizonte - MG.

Carlos Gildemar afirmou que a indicação para o Prêmio, representa uma conquista da perseverança e de um ideal. ?Primeiramente, é acreditar que a literatura pode ultrapassar fronteiras e interagir com a sociedade, de forma a contribuir para o processo de humanização neste mundo globalizado, onde predomina a violência e a banalidade da falta de ética na política e no serviço público. Depois, e de modo particular, é ter uma obra reconhecida no meio de tantas obras e das maiores adversidades: autor nordestino, editora regional, crítica incipiente, número reduzido de leitores para a poesia e a mais completa falta de apoio das instituições ligada à educação e à cultura?.

O seu mais recente livro, Diálogo com a Arte: Vanguarda, História e Imagens, foi adotado no Curso de Letras pelos doutores Leontino Filho e Roberto Pontes, professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Ceará, respectivamente. O professor Gildemar credita isso ao intercâmbio que vem realizando desde que ingressou na universidade, em 1993, participando de cursos, palestras, bancas, como também ao fato de ter amigos generosos. ?Evidente que o trabalho tem seus méritos e já conquista alguma crítica favorável, como do escritor Iaponan Soares, de Santa Catarina; ao escritor e professor Clauder Arcanjo, do Rio Grande do Norte; ao escritor e tradutor Anderson Braga Horta, do Distrito Federal, dentre jornalistas e críticos?, concluiu o professor Carlos Gildemar.

Atualmente, o professor Gildemar está cursando o Doutorado em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde desenvolve trabalho sobre O anão nos contos de Moreira Campos.

Diálogo com a Arte: Vanguarda, História e Imagens

?Diálogo com a Arte: Vanguarda, História e Imagens é uma proposta de estudar alguns aspectos da arte numa perspectiva interdisciplinar para tentar compreender este fenômeno que marca a relação do homem com a arte e da arte com a sociedade. Neste sentido, selecionamos alguns textos que dialogam com a arte para estabelecermos uma ponte entre a obra artística e algumas visões sobre ela, a partir de reflexões levadas à sala de aula, realizadas em cursos de Extensão, ministrados ao longo dos últimos doze anos em algumas universidades e no curso de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFCG - campus de Cajazeiras, e da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, respectivamente. Alguns destes pequenos ensaios, já publicados em jornais ou revistas, foram revistos para efeito da publicação em livro. Todos têm a preocupação didática de proporcionar um debate que possa levar o leitor a intermediar o conhecimento em discussão, dentro e fora da sala de aula, através da pesquisa e do debate. Além do livro como instrumento de aprendizagem infalível, acreditamos que a sala de aula possa reunir experiências e opiniões válidas para a transformação do conhecimento. Destina-se a estudantes da área de Ciências Humanas e ao público em geral?.

Data: 03/08/2005