Entidades nacionais prestigiam reunião do CDEN

Teve início na manhã desta quinta, 12, a reunião do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). Estiveram presentes à solenidade presidentes de 28 entidades nacionais, das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Vinculado ao Sistema Confea/Creas, o colegiado se reúne periodicamente para debater assuntos nacionais de interesse das áreas, elaborar resoluções e estabelecer políticas de formação e atualização de conhecimentos para profissionais do sistema.

Para o coordenador do CDEN e professor da UFCG, Geraldo Baracuhy, que também é presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), a realização do evento em Campina Grande “é uma excelente oportunidade para a comunidade universitária tratar de temas importantes com verdadeiras autoridades no assunto”. De acordo com ele, os presidentes das entidades estarão à disposição da comunidade acadêmica para debates sobre assuntos específicos.

A solenidade, cuja abertura foi feita com a apresentação da Orquestra Sanfônica, contou com a participação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, que falou sobre Novos Itinerários Formativos com Novas Profissões, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, com a palestra As Profissões e o Desenvolvimento Brasileiro, e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que tratou sobre A Crise Mundial de Alimentos e o Brasil. A programação da manhã foi encerrada com uma conferência magna ministrada por Serys Slhessarenko – Senadora da República.

As atividades prosseguem no Parque Tecnológico da Paraíba, com a apresentação de trabalhos, debates e oficina. Dentre os temas a serem debatidos estão o programa de incubadoras de empresas e financiamento da FINEP para novos empreendimentos tecnológicos, direito autoral e obras públicas inacabadas.

Veja a programação completa.

(Ascom - Paqtc-PB)

Data: 13/06/2008