Globo Universidade mostra aulas de produção cinematográfica e de jogos virtuais

Bianca Rothier e André Curvello ancoram o programa deste sábado, dia 14, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. De lá, eles mostram as pesquisas realizadas pela área de Tecnologia da Informação e pelo curso de Realização Audiovisual. Neste último, os apresentadores entrevistam os professores Mário Furtado e Rodrigo John, que explicam como são feitos vídeos de animação com massinhas e com o recurso 3D. Bianca e André acompanham a gravação de uma cena com o professor Matheus Massochini, que mostra como são trabalhadas a movimentação de câmeras, a direção de fotografia e outras áreas técnicas do cinema. Eles também participam de uma aula com Voltaire Danckwardt, coordenador do curso, que ensina aos alunos a fazer diferentes maquiagens, como a que simula cicatrizes.

Já no departamento de Tecnologia da Informação, é apresentado o trabalho do aluno Pierre y Castro, que faz parte da Incubadora de Empresas da universidade, gerenciada pelo professor Walter Doell. Pierre desenvolveu um software para celulares capaz de acionar e desativar dispositivos, como ar-condicionado e lâmpadas. O professor João Ricardo Bittencourt fala sobre o desenvolvimento de cenários virtuais para jogos digitais. O professor apresenta como exemplo o jogo de estratégia feito pelo aluno Vinícius Nonnenmacher, que venceu um concurso e terá sua criação vendida para celulares. E os apresentadores conhecem o Laboratório de Visualização, que projeta imagens de simulações virtuais em 360 graus. Lá, o professor Luiz Gonzaga da Silveira Jr. mostra projetos de alunos de Ciência da Computação.

No quadro Fora de Série, os apresentadores mostram o estudo de dois mestrandos de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Jaime Fassin Jr. e Mariana Leite desenvolveram uma nova aplicação para óleos essenciais de laranja e alecrim – baixar o nível de ansiedade. Nesta semana, o programa traz o depoimento de dois professores da Unisinos em Toque de Mestre. Enquanto Giba Assis Brasil – do curso de Realização Audiovisual – dá dicas para quem quer trabalhar com cinema, Sílvio César Cazella – de Ciências da Computação – fala sobre a procura por cursos de especialização no Brasil e no exterior. Em Eu Amo Meu Trabalho, o engenheiro naval Eduardo Marques explica como é a sua carreira. Já em Mérito Acadêmico o programa apresenta o trabalho do professor André Luiz Quagliatto, do curso de Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele explica como seus estudos no Laboratório de Pesquisas em Animais Silvestres sobre a alimentação de tartarugas e jacarés contribuem para a maior produtividade de criadores comerciais.

O Globo Universidade vai ao ar aos sábado, após o Globo Ecologia.

(Central Globo de Comunicação)

Data: 12/06/2008