Alunos dão nota 7,1 para ensino médio

Ao responderem o questionário socioeconômico durante o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicado em 2007, os estudantes deram para seus colégios nota média 7,1. A boa avaliação é feita apesar das várias avaliações que mostram que o ensino médio está muito aquém do desejado.

A boa avaliação varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre os que foram mal no exame, a média é de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1.

No ano passado, aproximadamente três milhões de estudantes fizeram o Enem. O exame é levado em conta nos vestibulares de 500 instituições e serve de base para distribuição de bolsas do ProUni. Pelo site do Inep, é possível verificar as médias por unidade da federação, por município e por escola (tanto pública quanto particular).

Para 52% dos estudantes que já trabalhavam, os conhecimentos que eles adquiriram no ensino médio não eram adequados ao que o mercado solicitava. Um percentual ainda maior (73%) afirmou que o que aprendeu não tem relação com a profissão exercida.

(Folha Online )

Data: 11/06/2008