topo_cabecalho
Lançado edital para a criação de Laboratórios Internacionais Associados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou o edital que trata da seleção pública de propostas para a criação de Laboratórios Internacionais Associados (LIA), no âmbito dos convênios bilaterais entre o CNPq e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), e com o Institut National de la Recherche Médicale (INSERM), ambas instituições da França.

 

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de agosto e o apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de pesquisadores e especialistas que desejem criar um Laboratório Internacional Associado (LIA), com contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.

 

No convênio CNPq/CNRS, serão apoiados laboratórios por quatro anos nos seguintes temas de interesse: Engenharias; Materiais; Nanotecnologia e Química.


Já no convênio CNPq/INSERM, também para uma duração de quatro anos e as áreas de interesse são Ciências da Saúde e Medicina.

 

Poderão apresentar propostas pesquisadores, especialistas com vínculo empregatício com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, constituídos sob as leis brasileiras com sede e administração no país, todos sem fins lucrativos, em cooperação com pesquisadores, grupos de pesquisa e especialistas franceses vinculados a “instituição executora estrangeira”, necessariamente vinculados ao CNRS ou ao INSERM.

 

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas On Line , disponível no endereço eletrônico http://www.cnpq.br/formularios/index.htm.

 

Mais informações, condições específicas e roteiro detalhado, acesse o endereço http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/008.htm

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 11/06/2008