topo_cabecalho
UFCG vai sediar seminário sobre indígenas e quilombolas

O Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME), do Centro de Humanidades da UFCG, realizará nos próximos dias 19 e 20, no campus Campina Grande, o Seminário Indígenas e Quilombolas: Perspectivas Cruzadas.

 

Durante o evento, serão debatidos, em mesas-redondas, temas como: educação, história, identidades e etnografia indígenas, entre outros. Haverá também apresentações culturais e lançamentos de livros, além da I Mostra LEME de Ensaios Fotográficos e Filmes Etnográficos.

 

"O objetivo do Seminário é atualizar dados de pesquisas acadêmicas realizadas pelos membros do LEME, levando ao público os resultados dessas pesquisas e as metodologias empregadas nos seus desenvolvimentos", disse o professor Rodrigo Grünewald, do PPGCS/UFCG, coordenador do evento.

 

O seminário é aberto ao público em geral e mais informações podem ser obtidas através do e-mail: leme@ufcg.edu.br.

 

Sobre o LEME

 

O Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) foi criado em 2004, quando foi certificado junto ao CNPq, pela Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia da UFCG.

 

O LEME conta com pesquisadores em Ciências Humanas (notadamente em Antropologia, mas também em História, Educação ou outras áreas) de instituições acadêmicas de nível superior de vários estados do Brasil. Ao longo desses anos, este grupo vem buscando constituir-se como um espaço de interlocução para pesquisadores preocupados com os processos culturais de mobilização dos grupos étnicos da região Nordeste, suas formas de interação social e suas perspectivas de desenvolvimento.

 

O conhecimento de pesquisa produzido nas áreas de antropologia ou etnologia tem servido também de base para atividades de ensino, extensão e produção cultural (como CD's de músicas indígenas e vídeos etnográficos).

 

Desde 2005 o grupo tem organizado conferências e debates em eventos acadêmicos e outros de ampla divulgação.

 

O LEME é ainda parceiro da UFCG para o PROLIND (Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas), editado pelo CESI/SESU/MEC, com o objetivo de elaborar um Projeto Pedagógico para a formação de um magistério superior indígena na UFCG, e está associado recentemente ao trabalho de identificação étnica e territorial de comundiades de remanescentes de quilombos.

 

Atualmente, o LEME conta com mais de 30 pesquisadores de vários estados do Brasil e é liderado pelo professor Rodrigo Grünewald, da UFCG, tendo como vice-líder a professora Clarice Mota, da UFAL.

 

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 11/06/2008