topo_cabecalho
Inscrições abertas para professor visitante

Abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Programa Professor Visitante do Exterior (PVE) que tem como objetivo incentivar a realização de visitas de média ou longa duração às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, de professores estrangeiros, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora aos cursos de pós-graduação brasileiros. O programa, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), oferece bolsas com duração de três a doze meses.

 

As candidaturas deverão ser encaminhadas às pró-reitorias de pós-graduação das instituições, para serem devidamente priorizadas. Poderão ser concedidas até duas bolsas, por instituição. O programa é aberto aos cursos de doutorado avaliados pela CAPES, preferencialmente com notas 5, 6 ou 7. A duração das visitas pode ser de quatro a doze meses, com possibilidade de renovação, mediante análise das atividades.

 

O candidato deve ter obtido o título de doutor há, no mínimo, cinco anos; estar efetivamente atuando no exterior, e não possuir visto permanente no Brasil. Os benefícios do PVE são: passagem aérea internacional; auxílio-instalação para as visitas com duração igual ou superior a quatro meses e mensalidade no valor equivalente aos vencimentos da carreira do magistério superior adotada pelas universidades federais brasileiras. Para o enquadramento, será considerado o Currículo Lattes do candidato. Os interessados podem obter mais informações no edital do PVE.

 

(Assessoria de Imprensa da CAPES)


Data: 10/06/2008