Colégio de Entidades Nacionais reúne-se em Campina Grande nesta semana

Órgão é composto por presidentes de 28 entidades das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O reitor Thompson Mariz fará a palestra de abertura.

Presidentes de 28 entidades nacionais, das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, estarão em Campina Grande, nesta semana, para a primeira reunião extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN).

Vinculado ao Sistema Confea/Creas, o colegiado é coordenado pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Geraldo Baracuhy, que também é presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS).

A solenidade de abertura, marcada para as 8h da quarta-feira, 12, no auditório da FIEP (foto), contará com a participação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, que abordará o tema Novos Itinerários Formativos com Novas Profissões.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, irá proferir a palestra As Profissões e o Desenvolvimento Brasileiro, enquanto que a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), encerrará a solenidade com a conferência magna Mulher na Política.

Crise de alimentos

A crise mundial de alimentos e sua repercussão no Brasil também serão analisadas na abertura do evento, em palestra proferida por uma das maiores autoridades no assunto e um dos mais respeitados pesquisadores brasileiros na área agrícola, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

Formado em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais), Paolinelli se especializou nos estudos sobre o potencial da região do cerrado para a produção agrícola, ainda na década de 1970. Quando ministro, foi responsável pela instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela criação do Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool).

Em 2006, recebeu o Prêmio Mundial de Alimentos (World Food Prize), considerado o Nobel da Agricultura, por sua contribuição na transformação do cerrado brasileiro em uma região de alta produtividade agrícola.

A proeza foi considerada pelo criador do prêmio, Norman Boulag (ganhador do Nobel da Paz em 1970), como “uma das maiores vitórias da ciência agrícola no século XX”.

Atividades

A programação do evento inclui a realização, na tarde da quarta-feira, dia 12, de visitas técnicas ao Centro de Tecnologia do Couro e Calçados do Senai e à indústria eletrônica Apel. Nos dias seguintes, as atividades prosseguem no Parque Tecnológico da Paraíba, com a apresentação de trabalhos, debates e oficina.

Dentre os temas a serem debatidos estão o programa de incubadoras de empresas e financiamento da FINEP para novos empreendimentos tecnológicos, direito autoral e obras públicas inacabadas.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 06/06/2008