Capes oferece bolsas de 1,1 mil euros na França

Doutorandos brasileiros podem se inscrever até 30 de junho

Já estão abertas as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro. A iniciativa, fruto da parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CPU (Conselho de Presidentes de Universidades Francesas), oferece bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche a estudantes brasileiros e franceses. Os interessados podem se inscrever até 30 de junho.

Há oportunidades nas diversas áreas do conhecimento em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o programa terá duração de 12 a 24 meses. Para os inscritos na categoria de co-orientação, a permanência deverá ser de 12 meses. O início das atividades está previsto para outubro de 2008 na França.

Para participar do processo seletivo do Colégio Doutoral Franco Brasileiro é preciso ser aluno regularmente matriculado em um curso de pós-graduação avaliado com nota igual ou superior a cinco. Na França, a iniciativa é voltada apenas para estudantes de universidades consorciadas com o CPU.

Os candidatos aprovados recebem bolsas mensais de 1,1 mil euros, passagens aéreas em classe econômica, auxílio-instalação e seguro-saúde. Além disso, se estiver previsto no acordo entre as instituições, o orientador estrangeiro receberá diárias para participar da defesa de tese de seu orientando.

Mais informações podem ser acessadas no edital do programa, disponível no site da Capes.

Data: 05/06/2008