topo_cabecalho
Quase 70% dos soropositivos não têm acesso a tratamento

No Brasil, cujo programa de combate à doença é considerado exemplar, são cerca de 180 mil pacientes atendidos com a distribuição de medicamentos gratuitos

Menos de um terço dos portadores do HIV no mundo têm acesso a remédios contra a aids, indicam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade já admite que a maioria dos países não atingirá a meta de promover o acesso universal até 2010 e que o mundo precisará de US$ 35 bilhões para financiar o tratamento.

No Brasil, cujo programa de combate à doença é considerado exemplar, são cerca de 180 mil pacientes atendidos com a distribuição de medicamentos gratuitos. A entidade destaca que poucos países conseguiram uma taxa de distribuição de remédios acima da brasileira - mais de 180 mil portadores contam com o benefício, uma das maiores proporções no mundo. No total, só nove países conseguiram chegar a uma cobertura superior a 75%, entre eles o Butão, Botsuana, Chile, Costa Rica, Cuba, Laos e Namíbia.

Em 2003, a OMS decidiu adotar a estratégia brasileira para tentar atingir a população mais pobre do mundo e contratou o então diretor do Programa de Aids do Brasil Paulo Teixeira. Hoje, a entidade abandonou parte da estratégia brasileira de uso de genéricos e defende um entendimento com a indústria.

Segundo a OMS, quase 3 milhões de pessoas estão recebendo o tratamento no mundo. No total, a estratégia conseguiu multiplicar por sete o número de pessoas beneficiadas em apenas quatro anos. Em um ano, 950 mil novas pessoas conseguiram acesso aos remédios. A meta, porém, está sendo atingida com dois anos de atraso.

Mas esse não é o maior problema. O que mais assusta os especialistas é que o número de pessoas infectadas por ano é superior ao total de novos beneficiados pelos medicamentos. Em apenas um ano, 2,5 milhões de novos casos de aids foram detectados, com 2,1 milhões de mortes. No total, 33,2 milhões de pessoas vivem com o vírus, dos quais 2,1 milhões são crianças.

 

(O Estado de SP, 3/6)


Data: 04/06/2008