Abrolhos inspira primeiro especial do Globo Universidade

O Globo Universidade comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente neste sábado, dia 07, com uma edição especial feita em Abrolhos. Pela primeira vez o programa, que mostra pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico brasileiro, é ancorado fora de uma universidade. No especial, os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello revelam estudos de faculdades de todo o Brasil que têm como objeto o arquipélago baiano.

Em uma das matérias desta edição, Bianca Rothier mergulha com o biólogo Ronaldo Francini Filho, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele explica que a principal riqueza do arquipélago está no fundo do mar. Os dois mostram por que o recife de corais da região é considerado o de maior biodiversidade do Atlântico Sul. Ronaldo explica a importância da ciência para a preservação de espécies raras, como o coral cérebro, que só existe no Brasil, no extremo sul da Bahia.

André Curvello apresenta, com o professor Paulo Sumida, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), o novo robô ROV. Em mergulhos, ele é capaz de atingir profundidades que os mergulhadores não conseguem. Com o  equipamento, a fauna e a flora marinha dos recifes profundos poderão ser examinados por pesquisadores pela primeira vez. Paulo Sumida também explica como trabalha o projeto Pró-Abrolhos, que envolve dez instituições de pesquisa, uma ONG e 50 cientistas de todo o Brasil. O projeto investiga o funcionamento do ecossistema marinho da região, para que seus recursos biológicos limitados possam ser gerenciados da melhor forma.

O especial também explica o trabalho dos biólogos Leonardo Wedekin, doutorando de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Felipe Penin Garcia, mestrando de Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles estudam a comunicação dos botos em Abrolhos a partir dos sons emitidos e de imagens digitais subaquáticas dos animais. Em outra matéria, Henrique Machado Dias, doutorando de Botânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apresenta o projeto Abra os Olhos para a Ciência, que busca conscientizar os jovens da região sobre a importância da preservação daquele ecossistema.

Os quadros fixos do Globo Universidade também têm versões especiais para este sábado. O Mérito Acadêmico mostra o estudo da professora de Química Rosângela de Almeida, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela descobriu que as esponjas típicas de Abrolhos produzem substâncias com um princípio ativo com propriedades antiviral, que pode ser usado no combate à herpes. Em Fora de Série, Eduardo Marocci Chaves, biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Maringá (UEM), explica a conectividade do maguezal do rio e os recifes de corais em mar aberto. Ele mostra que o manguezal funciona como um “berçário de animais”, devido ao alimento e às plantas que possui, que servem de abrigo. E no Eu Amo Meu Trabalho, Marcello Lourenço, oceanógrafo e chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, revela como é sua profissão.

O Globo Universidade vai ar aos sábados logo após o Globo Ecologia.

(Central Globo de Comunicação)

Data: 04/06/2008