A RedeIFES: realidade e potencialidades

A Andifes promoveu, no dia 28 de maio, o Seminário 'Constituição da RedeIFES' na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro, que debateu a rede de permuta de conteúdos multimídia, contou com a participação de reitores, assessores de comunicação e coordenadores de rádios e TVs universitárias das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Com o tema 'A RedeIFES: realidade e potencialidades', esta primeira mesa foi presidida pelo reitor Ricardo Motta Miranda e contou com os debatedores: o então presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), a diretora de Divulgação e Comunicação Social da UFMG, Maria Ceres Pimenta Spinola Castro, e diretor do Canal Universitário da UFF, José Luiz Sanz.

O professor Arquimedes Ciloni fez um breve histórico da criação da RedeIFES e informou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministro da Educação, Fernando Haddad, apóiam a constituição da Rede como política pública. De acordo com ele, serão marcadas reuniões com os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e das Comunicações, Hélio Costa, e com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, para dar continuidade ao projeto.

Para o professor Arquimedes Ciloni, a RedeIFES será fundamental para terminar com o monopólio das telecomunicações. Com essa rede de permuta, será possível disseminar os conteúdos e programas desenvolvidos por todas as universidades federais, favorecendo a democratização da informação.

De acordo com a diretora Maria Ceres Castro, a comunicação institucional das universidades federais permite o conhecimento público sobre as realizações e projetos das instituições e a legitimidade política sobre é desenvolvido por elas. Isso faz com que as universidades federais consigam o atendimento das suas demandas e recursos para colocar em prática os projetos criados.

Segundo a diretora Maria Ceres Castro, a RedeIFES é importante porque dá visibilidade à produção universitária das Ifes. 'A rede oferecerá programas diferenciados, gerando a possibilidade de realizar trabalhos em conjunto sobre temas de interesse comum, como hospitais universitários e cotas', afirmou.

O diretor José Luiz Sanz ressaltou que a RedeIFES é uma ferramenta e não uma emissora. Esse instrumento permitirá a integração e a troca constante de conteúdos e experiências entre as universidades federais, onde nada será imposto. Há, por exemplo, possibilidade de troca, de construção a várias mãos, de aproveitamento de programas para veiculação ou para construção de um novo programa a partir de outros.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 02/06/2008