UFCG cria Colégio Técnico Agrícola em São João do Rio do Peixe

Unidade vai oferecer quatro cursos na área de Recursos Naturais

Na tarde desta segunda-feira, 26, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG aprovou por unanimidade a criação do Colégio Técnico Agrícola de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano. Caracterizado como de Ensino Médio e de Educação Profissional (nível técnico), o Colégio Agrícola Antenor Navarro (CAAN) oferecerá quatro cursos na área de Recursos Naturais e será custeado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, tal qual o curso de Enfermagem, no campus Cajazeiras.

A unidade vai oferecer os cursos técnicos em Agricultura, em Agroecologia, em Agronegócios e em Gestão de Bacias Hidrográficas. Segundo o reitor Thompson Mariz, propositor do projeto de criação do CAAN, “os cursos aproveitarão o potencial ali identificado, funcionando como catalisadores do desenvolvimento da região e elementos de inclusão social”.

Segundo o projeto de criação do colégio, na sua configuração inicial, serão contratados 20 professores e 20 servidores técnico-administrativos e serão investidos cerca de R$ 6 milhões. Para o relator do processo de criação, Paulo Bastos (diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, campus Patos) a implantação do Colégio Agrícola não trará despesas adicionais para o Orçamento da UFCG

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 26/05/2008