topo_cabecalho
CNPq lança projeto de inclusão social com cooperativas catadoras de recicláveis

O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, e os presidentes das cooperativas de coletores de resíduos recicláveis Superação, Francisco de Assis Almeida Linhares, Cortrap, Janilson Santana Andrade, e Fundamental, Aldemy dos Santos da Silva, assinam amanhã, terça-feira (27/05), às 11h, um termo de compromisso que dá destinação aos materiais descartados pela agência.

 

A solenidade inicia as atividades do Projeto CNPq Recicla. As três cooperativas foram selecionadas por meio de edital e serão as responsáveis pela separação e coleta dos resíduos recicláveis descartados nas instalações do CNPq. Após o evento, será inaugurada uma exposição de produtos reciclados no andar térreo do edifício sede.

 

Recicla


O Projeto CNPq Recicla atende ao Decreto 5.940, que instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, encaminhado-os às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Além da destinação ambientalmente apropriada do material descartado, a intenção é a de inserir socialmente os catadores desses materiais que ultimamente têm se organizado por meio de cooperativas.

 

Para gerir as atividades, o CNPq instituiu a Comissão para Coleta Seletiva Solidária, formada pelos servidores José Mendes de Oliveira Filho (presidente), Juscelino Mariano de Abreu, James Henrique Macedo, Luiz Mascarenhas Correia, Maria Aparecida dos Reis, Malena Furtado Prieto, Jeny Jimenez Alves Duarte e Orsandino Luciano da Silva.

 

Além de organizar o edital de seleção, a comissão tem a função de realizar diagnósticos, contatar as associações de catadores, executar, monitorar e avaliar todo os processos requeridos, além de divulgar os resultados para as equipes e para o Comitê Interministerial.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 26/05/2008