Aprovada criação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG

Órgão regulamentará o patenteamento de pesquisas e projetos da instituição e a incubação de empresas

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou nesta segunda-feira, 26, a criação do Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia, que estabelecerá as políticas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito da universidade, regulamentando as atividades de incubação de empresas, propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologia da instituição.

Formado por um Comitê Gestor, presidido pelo reitor da UFCG, e um Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) - que terá um coordenador nomeado pelo reitor - o programa ajusta a universidade à Lei N° 10.973, Lei da Inovação, que dispõe sobre os incentivos no ambiente produtivo com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país.

O relator do processo de criação, Péricles Rezende (representante do Centro de Engenharia Elétrica e Informática) disse que a regulamentação da Lei de Inovação no âmbito da UFCG, com a criação do NITT, permite uma maior interação com a sociedade. “Teremos uma relação mais ordenada com o ambiente produtivo. Resguardando os interesses da UFCG e dos criadores, no tocante à pesquisa científica e tecnológica”, ressaltou.

Para o reitor Thompson Mariz, presidente do Comitê Gestor, um novo tempo nas relações de pesquisa e mercado se estabelece. “A criação do NITT, não só pela logística, se traduzirá na consolidação da universidade como criadora e inovadora de tecnologia”, disse, referindo-se ao patenteamento das pesquisas e projetos da instituição e a valorização dos seus pesquisadores como instrumento de consolidação da marca UFCG no mundo da ciência e tecnologia.

A proposta de criação do programa de Inovação e Transferência de Tecnologia foi de autoria do pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy.  O reitor Thompson Mariz adiantou ao Colegiado Pleno que estará nomeando nesta terça-feira, 27, o professor Carlos Minor Tomiyoshi como coordenador do Núcleo.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 26/05/2008