topo_cabecalho
Portal traz poesia de Augusto dos Anjos

Ainda criança, aos sete anos, Augusto dos Anjos compôs os primeiros versos e definiu sua carreira no mundo literário dos séculos 19 e 20. Cursou direito, foi professor, viveu entre as regiões Nordeste, onde nasceu, e Sudeste, onde trabalhou e morreu, mas foi com a poesia que marcou sua passagem. Viveu 30 anos, entre abril de 1884 e novembro de 1914.

 

O portal Domínio Público do Ministério da Educação traz quatro obras de Augusto dos Anjos. Apesar de poucos títulos, se comparado com seu conterrâneo Leandro Gomes de Barros, que tem 18 publicações no portal, o poeta está entre os autores mais procurados. As obras disponíveis tiveram 41.960 acessos de internautas. O campeão de acessos (13.029 vezes) é o livro Eu e Outras Poesias, publicado após a morte do poeta pelo amigo Órris Soares. Dos sete anos, quando compôs o primeiro poema, aos 30, quando morreu, Augusto dos Anjos publicou poemas em jornais e um livro: Eu.

 

O poeta é identificado pelos estudiosos de sua obra como simbolista ou parnasiano. Para o poeta Ferreira Gullar, porém, Augusto dos Anjos foi pré-moderno.

 

No portal estão disponíveis os títulos: Eterna Mágoa, Eu, Eu e Outras Poesias e Outras Poesias. Augusto dos Anjos nasceu no engenho Pau d’Arco, no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Fez o curso de direito em Recife e, posteriormente, viveu no Rio de Janeiro e em Leopoldina (MG), onde dedicou-se à poesia e ao magistério. Morreu em Leopoldina, de pneumonia.

 

O portal Domínio Público é uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, que dispõe de arquivos de imagem, som, texto e vídeo e um caminho para pesquisa, que pode ser feita pelo conteúdo e pelo nome do autor. Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) também estão no portal.

 

(Ionice Lorenzoni - MEC)


Data: 23/05/2008