topo_cabecalho
Brasil sobe para 3º em ranking econômico da América Latina

Na primeira medição, há um ano, o país estava em sétimo

O Brasil
alcançou a terceira colocação no ranking de clima econômico da América Latina da FGV (Fundação Getulio Vargas) em abril. Na primeira medição, há um ano, o país estava em sétimo. O Uruguai é o primeiro colocado, e o Peru, o segundo.

Para Lia Valls Pereira, coordenadora de projetos da FGV, o crescimento econômico de 2007 e a obtenção do grau de investimento contribuíram. "As notícias favoráveis como o crescimento de 5,4% no ano passado e as descobertas de petróleo influenciaram o resultado."

Desde abril do ano passado, o país que mais teve piora na avaliação foi a Argentina: foi do 5º para o 11º lugar. O principal fator de preocupação no país vizinho é a inflação, diz. "Há um forte debate sobre a sustentabilidade do crescimento econômico nesse cenário." A sondagem tenta antecipar tendências econômicas com base em informações trimestrais de especialistas de diversos países. Em abril, foram consultados 133 especialistas em 16 países.

O índice do Brasil subiu de 6,4 para 6,5 pontos, em relação à última edição (janeiro). O da América Latina caiu de 5,2 para 4,9 pontos, ficando abaixo da média dos últimos dez anos (5,1) e pela primeira vez desde 2003 abaixo dos 5 pontos, o que indica desempenho econômico ruim. A FGV diz que a piora segue a tendência mundial. O índice global caiu de 5,1 para 4,6 pontos no período.

 

(Folha de SP, 21/5)


Data: 21/05/2008