Começa hoje II Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

Mais de 200 trabalhos acadêmicos estão em exposição no II Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (II Enlije) que reunirá, até a próxima sexta-feira, 23, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da UFCG, campus Campina Grande, cerca de 500 professores e pesquisadores de várias partes do Brasil.

A abertura acontece na noite desta quarta, 21, com a conferência Literatura e Ensino: Encontros e Desencontros, pelo professor Edimir Perroti, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Hélder Pinheiro, da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, um dos coordenadores do evento, destacou que, embora o evento seja aberto para estudantes e pessoas que gostam da literatura, o Encontro tem o objetivo principal de colaborar na formação acadêmica e na troca de experiências entre os professores. “Receberemos grandes contribuições, com a divulgação de pesquisas e experiências sobre o ensino de literatura nos níveis fundamental e médio. Excelente para professores de língua e literatura, estudantes de letras, pedagogia, história e outras áreas”.

Os trabalhos acadêmicos expostos no Encontro foram aprovados em oito grupos de trabalhos. As pesquisas envolvem gêneros como contos, crônicas, romances juvenis, cultura popular, além de literatura infantil e relações multirraciais. Durante o evento serão ministrados ainda vários minicursos sobre as temáticas propostas.

O II Enlije é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG.

Veja a programação

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 21/05/2008