UFCG vai desenvolver ações de combate à dengue

Ações de combate à dengue estão sendo planejadas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para reforçar as atividades desenvolvidas em toda a Paraíba pelo Governo do Estado. Segundo o pró-reitor de Assuntos Comunitários (PRAC), Edilson Amorim, o engajamento da instituição atende a uma solicitação do governo estadual, que pediu ajuda de diversos organismos governamentais e não-governamentais paraibanos para reforçar as ações.

A reunião com as instituições aconteceu em abril passado. O apoio da UFCG está sendo elaborado pela PRAC, que pretende definir as estratégias de trabalho a partir de duas iniciativas. A primeira, envolvendo atividades internas de caráter educativo e informativo com os alunos no campus Campina Grande, as quais poderão ser estendidas às comunidades do entorno da Universidade. “Estamos estudando a melhor forma deste plano estratégico dar certo”, enfatizou Edilson Amorim.

A segunda iniciativa será envolver os diretores dos centros com atuação na área de saúde - como o CCBS, em Campina Grande, CES, em Cuité, o CFP, em Cajazeiras, e o CSTR, em Patos, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) - numa reunião para discutir a problemática e saber como cada um pode contribuir com as ações. A reunião deve acontecer até o final de maio e, na ocasião, a PRAC espera definir um seminário sobre a dengue, onde outras discussões possam ser levantadas pelos participantes.

Uma das idéias, segundo Edílson Amorim, é que no seminário os diretores dos centros, junto à PRAC, consigam viabilizar a abertura de bolsas de pesquisa e extensão sobre a dengue, destinadas a alunos, especialmente da área de saúde. As propostas de bolsas temáticas devem ser encaminhadas para o Ministério da Saúde logo após a decisão dos centros, que farão um levantamento sobre quantas vagas cada um poderá disponibilizar, levando-se em consideração o número acessível de  orientadores.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 23/05/2008