UFCG no Reuni

Acordo de metas prevê criação de 22 cursos e 8.654 vagas

A adesão da UFCG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) já é uma realidade. A oficialização ocorreu no mês de março, em Brasília, quando dirigentes de todas as 58 universidades federais do país assinaram os Acordos de Metas do Programa.

O objetivo é cumprir o que estabelece o Plano Nacional de Educação, que é garantir, até 2010, a oferta de vagas na educação superior para, pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. Para alcançar essa meta, o Reuni estabelece a elevação da taxa de conclusão dos cursos de graduação para 90% e a relação professor/aluno, de 1/9 para 1/18, ao final de cinco anos.

Obedecendo às diretrizes do programa, cada universidade participante elaborou seu próprio projeto de reestruturação, onde foram definidas as estratégias e ações para ampliação do acesso e permanência na educação superior, aumento da qualidade dos cursos e melhor aproveitamento da estrutura física e dos recursos humanos.

Na UFCG, um amplo debate, que contou com a participação de todos os setores da comunidade acadêmica, antecedeu a formatação definitiva da proposta da instituição, aprovada na íntegra pelo MEC. No documento, a universidade projeta, até 2012, uma ampliação de 8.654 novas matrículas, das quais 984 no período noturno. Com esta projeção, serão alcançadas, ao final de cinco anos, um total de 21.651,47 matrículas e uma relação de mais de 18 alunos por professor.

“Para atingir esta meta, além da criação de novas vagas em cursos já existentes, serão implantados 22 novos cursos de graduação, passando dos atuais 60 para 82”, observa o vice-reitor Edílson Amorim. “Aqueles que forem instalados em uma estrutura existente adequada ao seu funcionamento, iniciarão sua atividades já em 2009; os que carecem de maior suporte funcionarão a partir de 2010”, observou. Para atender à demanda, serão contratados 171 professores, totalizando 20% a mais do atual quadro docente.

Novos cursos

Para o campus Campina Grande foi aprovada a criação, em 2009, de dez cursos: Enfermagem (diurno), Letras - Espanhol (diurno), Letras - Espanhol (noturno), Música (diurno), Filosofia (noturno), Comunicação social (noturno), Geografia (noturno), Estatística (diurno), Engenharia de Petróleo e Dutos (diurno), Licenciatura em Física (noturno) e Engenharia de Alimentos (diurno). Em 2010, serão implantados seis novos cursos: Bacharelado em Psicologia (diurno), Licenciatura em Psicologia (noturno), Comunicação Social (diurno), Geografia (diurno), Estatística (diurno) e Arquitetura e Urbanismo (diurno)

O campus Patos será beneficiado com a criação de três cursos: Zootecnia (diurno) e Ciências Biológicas (diurno), em 2009, e Odontologia (diurno), em 2010. Já em Sousa serão criados os cursos de Administração (noturno), em 2009, e Serviço Social (diurno), em 2010, enquanto que para o campus Cuité está prevista a criação, em 2009, do curso de Tecnólogo em Saúde Pública (noturno).

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 20/05/2008