UFCG desenvolve campanhas educativas em Cuité

Ações visam contribuir na prevenção de doenças e no controle da natalidade

Implantar ações educativas de combate a várias doenças, além de fornecer orientações sobre métodos preventivos em casos como controle da natalidade, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, é o objetivo de um projeto comunitário que está sendo desenvolvido pelo Centro de Educação e Saúde da UFCG, campus Cuité.

Sessenta alunos dos cursos de bacharelado em Farmácia e Enfermagem, contemplados com o programa de monitoria, estão envolvidos no trabalho. As ações, que ainda estão sendo definidas, acontecerão em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Cuité. Os pontos de atuação dos profissionais e estudantes do campus serão as escolas do município.

“Achamos interessante realizar o trabalho em escolas porque os estudantes podem ser de extrema importância na divulgação de ações preventivas na área de saúde pública”, declarou o diretor do CES, Márcio Caniello. A primeira ação desenvolvida será em relação à Dengue e o projeto de combate ao Aedes aegypti  terá o nome de  Rafael Oliveira de Sousa, a primeira vítima da Dengue Hemorrágica na Paraíba, que morreu em abril deste ano.

Sob a coordenação do Assessor de Pesquisa e Extensão do CES, Luciano Barose, as atividades dos monitores vão seguir nas escolas, orientando os estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre doenças e métodos preventivos de contaminações. Depois da Dengue, os universitários desenvolverão ações relacionadas ao planejamento familiar e DST/Aids.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2008