Câmara aprova cargos para expansão

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou nesta quarta-feira, 14, a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que cria 53.257 cargos de professores e servidores para as universidades federais e as escolas técnicas de educação profissional. “Não se paga uma dívida, mas se coloca o fluxo em dia”, disse o ministro na solenidade de posse do reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Corrêa de Andrade.

Desse conjunto de vagas, 14 mil são para professores das universidades e as demais para servidores técnico-administrativos das universidades e das escolas técnicas e para professores da educação básica das 150 novas escolas técnicas que estão sendo criadas pelo plano de expansão. O projeto ainda será votado no Senado. O ministro também elogiou a rede federal. Segundo ele, a rede dá respostas rápidas a qualquer desafio, tem iniciativa e capacidade de interlocução. A resposta de 100% das instituições ao Reuni, disse Haddad, mostra que a rede recuperou a auto-estima e que houve uma mudança de cultura num prazo de 12 meses.

Mas o ministro também tem expectativas sobre os programas do MEC que dependem das universidades. Entre eles, citou a Lei de Incentivo à Pesquisa, a Escola de Altos Estudos e o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Sobre a Escola de Altos Estudos, Haddad disse que em 2008 virão ao Brasil 67 cientistas para dar cursos de pós-graduação, e que em 2009 esse número sobe para 100. No caso do Pibid, o MEC quer que as universidades apresentem projetos. Desafios e lições de casa também foram citados por Haddad. Um deles é criar uma unidade gestora dos hospitais universitários.

(MEC)

Data: 15/05/2008