Heloísa Helena: ”A enfermagem está inserida na estrutura de saúde pública brasileira”

A ex-senadora Heloísa Helena disse no encerramento da Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) que o curso de Enfermagem está inserido na estrutura da Saúde Pública no Brasil, que por sua vez se insere em toda complexidade governamental. Ela é formada em Enfermagem e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Para a ex-senadora, a enfermagem também está inserida “na política econômica reacionária, conservadora, concentradora de riqueza e propagadora da pobreza que impede que os recursos e os financiamentos sejam disponibilizados para a área da Saúde”.

Segundo Heloísa Helena, “o enfermeiro sabe que para ele fazer um bom planejamento do serviço tem, inclusive, que cumprir o seu papel de cidadão nas lutas sociais. Se nós sabemos que a dinamização da economia local, a geração do emprego e renda, o saneamento básico, habitação, água potável, o destino do lixo e dejetos são mecanismos preventivos para impedir os agravos da saúde, como é que a enfermagem não vai atuar nisso?”, ressaltou.

Para complementar: “só não atua na melhoria das condições objetivas, materiais, intelectuais e sociais quem quer fazer da área da saúde um grande mercado, quer que as pessoas adoeçam para que eles estejam lá ganhando dinheiro às custas da dor, da humilhação da população de uma forma geral”, disse.

(Carlos Leão, Ascom/UFCG)

Data: 15/05/2008