Lançamento do Prêmio Jovem Cientista lota auditório do Centro de Extensão da UFCG

Evento enfatiza importância de Campina Grande como pólo de tecnologia e de pesquisa nacional

“Campina Grande foi escolhida para o lançamento do XXIII Prêmio Jovem Cientista, região Nordeste, por ser um pólo de tecnologia e de pesquisa de grande importância no cenário nacional”, declarou a coordenadora de Projetos da Fundação Roberto Marinho, Melissa Ilha Martins, que esteve na manhã desta quinta-feira, 15, participando do evento realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O lançamento aconteceu após as 10 horas com a presença do reitor Thompson Mariz e vários diretores dos centros da UFCG. Na ocasião um filme sobre o prêmio foi apresentado ao público, que lotou o auditório.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Marcionila Fernandes, que representou o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a escolha de Campina Grande para sediar o evento significou muito para as instituições de Ensino Médio e Superior do Estado. “Isso só reforçou o quanto a Paraíba, em especial Campina Grande, tem  contribuído para o universo da pesquisa e estimulado estudantes a desenvolver projetos de extrema importância para a comunidade científica e a população de uma forma geral”.

O reitor da UFCG Thompson Mariz reforçou as palavras de Marcionila Fernandes lembrando a qualidade do ensino oferecido na Universidade. “Já tivemos diversos jovens ganhadores desse prêmio, tendo concorrido com projetos de alunos de todo o país”. Thompson também ressaltou o orgulho que foi para a UFCG sediar o lançamento de mais uma edição do Jovem Cientista, na esfera nordestina. “A Universidade Federal de Campina Grande tem contribuído de forma contínua com seus projetos para o engrandecimento da educação em todo o Brasil e a região Nordeste”.

Mariz ainda celebrou a competência da Universidade em formar profissionais de qualidade em todas as áreas, enfatizando as bolsas oferecidas pelas diversas entidades parceiras, na qualificação acadêmica dos alunos. No lançamento do XXIII Prêmio Jovem Cientista, região Nordeste, estava prevista uma palestra com o diretor de Engenharia e Construção da Chesf, José Ailton de Lima, que não pôde comparecer ao evento por motivos particulares. A palestra Energia e Sociedade: Um longo Percurso foi proferida pelo engenheiro da empresa, Vinícius Queiroga Duarte, que falou sobre a expansão dos parques de geração de energia e a necessidade de qualificação de mão-de-obra adequada para manter o projeto.

Premiação

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 pela Fundação Roberto Marinho e CNPq, com o objetivo de estimular jovens estudantes à pesquisa científica. Este ano, o tema é Educação para Reduzir as Diferenças Sociais. Serão premiados nesta edição, em cerimônia que deverá acontecer no mês de dezembro, em Brasília, com a presença do presidente Lula, projetos nas categorias de Nível Médio, Graduado e Superior (alunos  ainda estudando). Na categoria Ensino Médio, os  1º, 2º e 3º lugares serão contemplados com microcomputadores. Na categoria Graduado a premiação será de R$ 20 mil (1º lugar), R$ 15 mil (2º) e R$ 10 mil (3º). Para o nível Superior os prêmios constarão de R$ 10 mil (1º),  R$ 8,5 mil (2º) e R$ 7 mil (3º).

Os professores orientadores (ensino superior) também será premiados com microcomputadores. As instituições de Ensino Médio e Superior também serão contempladas com prêmios de R$ 30 mil, cada, pela classificação em 1º lugar na categoria Mérito Institucional. Também haverá um prêmio de R$ 15  mil para a categoria Menção Honrosa ao pesquisador-doutor. Todos os recursos pagos aos vencedores são oriundos do Grupo Gerdau, financiador do programa. As inscrições dos projetos podem ser feitas pela Internet no site do CNPq (www.cnpq.br) até o dia 8 de agosto e os trabalhos classificados devem ser divulgados em novembro.

(Rosangela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 15/05/2008