UFCG vai integrar a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

A Divisão de Telecomunicações da Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, iniciou nesta semana a ampla divulgação do Projeto VoIP4all na Instituição. O serviço de telefonia IP permitirá que todo usuário cadastrado no processo possa se comunicar por voz, via internet, com qualquer instituição brasileira integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Segundo José de Anchieta Dela-Bianca, diretor da Divisão de Telecomunicações, ele espera que, com a implantação do projeto, essa forma de comunicação "possa, em breve, ser realizada com o mundo inteiro".

Poderão ser usuários do Projeto, na UFCG, os técnico-administrativos, professores e alunos, dos cursos de graduação e pós-graduação (apenas stricto-sensu). No momento, o sistema encontra-se em fase de testes, porém espera-se que em poucos meses esteja implantado operacionalmente em toda a Instituição.

Recentemente, a Divisão de Telecomunicações enviou para todos os setores da Universidade, alguns arquivos, bem como o endereço na internet do Projeto.

Na semana passada, Dela-Bianca participou, juntamente com representantes de outras instituições de um treinamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, visando à implantação do sistema. Na ocasião, todos os presentes receberam, além do treinamento, toda a mídia necessária para já sejam iniciados os testes em cada Instituição. Em breve, a RNP deverá estar encaminhando os equipamentos necessários à sua implantação definitiva. "Assim que o sistema se encontrar operacionalizado, deveremos estar divulgando mais amplamente a todos interessados como cadastramento deverá ser feito e daremos explicações sobre como ele pode ser usado", informou o diretor.

Pelo lado técnico, o diretor da Divisão de Telecomunicações tem trabalhado em conjunto com o coordenador do PoP-PB, professor Pedro Sergio Nicolletti (Peter), do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG.

Dela-Bianca ressalta que está recebendo todo apoio da Reitoria e da Prefeitura Universitária para que o Projeto seja concretizado e diz que a Universidade tem o propósito de tornar o acesso ao serviço fone@RNP o mais rápido possível.

Outras informações você pode obter visitando a página http://voip4all.rnp.br/ , ou com o Diretor José Dela-Bianca, pelo fone (83) 3310.1242.

Data: 16/12/2005