Posto Médico da UFCG realiza vacinação contra gripe

Maiores de 60 anos devem se vacinar até a próxima sexta-feira

Até a próxima sexta-feira, dia 16, uma equipe da Secretaria de Saúde estará no Posto Médico da UFCG, no campus Campina Grande, vacinando contra a gripe os integrantes da comunidade universitária com idade acima de 60 anos.

Segundo Olívia Costa, do Posto Médico, a vacinação acontece das 8h às 12h e 14h às 17h, nesta quinta, e das 8h às 12h na sexta. “Na próxima semana, a vacinação se destinará aos servidores com idade inferior aos 60 anos”, informou.

De acordo com o Ministério da Saúde, até a semana passada, cerca de 60% dos brasileiros com 60 anos ou mais haviam sido imunizados. A meta do Governo federal é alcançar 80% da população dessa faixa etária.

Vacina

A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

De acordo com o Governo federal, pesquisas nacionais mostram que a vacina pode reduzir em mais de 50% casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Quanto aos óbitos, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 14/05/2008