topo_cabecalho
Pós-graduação em Ciências Sociais da UFCG promove mais uma defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Centro de Humanidades da UFCG, promove nesta quinta-feira, 15, às 14h30min, na Sala Professor Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de Souza, Bloco AB, no campus Campina Grande, a defesa de dissertação da mestranda Lucivânia Figueiredo de Sousa.

 

Com o trabalho intitulado Democracia e Participação em Processo de Decisão Governamental: O caso de Camará - PB, a aluna do PPGCS aborda o desastre ocorrido em 17 de junho de 2004, com o rompimento da barragem de Camará, afetando principalmente a população do município de Alagoa Grande - PB. "Tomamos Alagoa Grande como lócus para o desenvolvimento da pesquisa de campo, para entender como se dá a participação em processo de decisão governamental, mais especificamente, o processo de interação entre um organismo da sociedade civil, no caso a Comissão de Defesa dos Direitos das Vítimas de Camará, e governos instituídos entre os anos de 2000 a 2007, no que diz respeito à Camará", disse Lucivânia.

 

De acordo com a mestranda, a comissão teve um papel importante e conseguiu boa parte de suas reivindicações junto ao governo, porém o espírito cívico alagoagrandense ainda é bastante frágil. "De maneira geral, faltou aos alagograndenses o entendimento do rompimento da barragem como processo e não como produto, isso poderia ter reduzido riscos e vulnerabilidades e, consequentemente, diminuiria as ameaças à população", acrescentou.

 

A Banca Examinadora será formada pelos doutores: Márcio de Matos Caniello (PPGCS/UFCG), Marx Prestes Barbosa (CTRN/UFCG) e Ramonildes Alves Gomes (PPGCS/UFCG).

 

(Franz Mikhailovitch, Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 13/05/2008