topo_cabecalho
Obra de Gonçalves Dias é destaque no Portal Domínio Público

A obra de Gonçalves Dias está disponível no Portal Domínio Público. O autor maranhense é muito estudado em vestibulares e seus poemas e romances já figuram entre os clássicos da literatura nacional. Quem se depara com criações célebres como a Canção do Exílio, I-Juca-Pirama e Os Timbiras tem uma amostra da efervescência intelectual do romantismo brasileiro.

 

“Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves que aqui gorjeiam / não gorjeiam como lá.” Foi exaltando as qualidades do Brasil que Gonçalves Dias matou um pouco das saudades que sentia da terra natal enquanto estudava direito, em Coimbra, Portugal, em 1843. Foi lá que ele entrou em contato com os principais escritores da primeira fase do romantismo português. Os versos da Canção do Exílio passaram de geração em geração.

 

O poeta nasceu no Maranhão em 10 de agosto de 1823. Filho de português e de mestiça, se orgulhava de ter no sangue o que ele acreditava serem as três raças formadoras do povo brasileiro – branca, indígena e negra.

 

No Portal Domínio Público, a pesquisa pelo nome do escritor lista 12 obras. Todas podem ser acessadas e baixadas pela internet gratuitamente. Com três anos de funcionamento, o portal, do Ministério da Educação, tem 68.720 obras cadastradas e um registro de 7,7 milhões de visitas, de acordo com dados de janeiro deste ano.

 

Além de oferecer gratuitamente obras literárias, artísticas e científicas em forma de textos, sons e imagens, o Domínio Público também possui arquivos de vídeos educativos que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica pela comunidade escolar.

 

Cronologia

 

Depois de se graduar em direito em Coimbra, Gonçalves Dias voltou ao Brasil, onde iniciou uma fase de intensa produção literária. Em 1862 retornou à Europa para cuidar da saúde. Em 1864, durante a viagem de volta ao Brasil, o navio Ville de Boulogne naufragou na costa brasileira. Salvaram-se todos, exceto o poeta. Gonçalves Dias é considerado um dos principais poetas do romantismo brasileiro.

(Assessoria de Comunicação Social do MEC)


Data: 12/05/2008