topo_cabecalho
MEC autoriza adaptações em livros didáticos

Livros didáticos distribuídos às escolas públicas no ano que vem poderão estar adaptados às novas regras ortográficas previstas em acordo entre o Brasil e outros países de língua portuguesa. A reforma prevê, por exemplo, a extinção do trema e de acentos em palavras como "vôo", "herói", "idéia" e "assembléia".

 

A permissão foi autorizada ontem por meio de resolução publicada pelo Ministério da Educação no "Diário Oficial" da União.

 

Segundo o MEC, a adaptação à nova ortografia já em 2009 não é obrigatória; a resolução apenas dá essa possibilidade às editoras.

 

O acordo ortográfico foi firmado em 1991 entre os membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Em 1995, foi aprovado pelo Congresso brasileiro.

 

A implementação da reforma, porém, era adiada pelo governo brasileiro devido à não-ratificação por Portugal. A situação mudou quando, em março, o conselho de ministros do país anunciou o desejo de aderir.

 

No Brasil, o Ministério da Educação começou a discutir um calendário para a implantação das novas regras. De acordo com o ministro Fernando Haddad, o cronograma deverá ser definido até julho.

 

(Folha de São Paulo, 09/05/08)


Data: 09/05/2008