Museu do Semi-Árido participa da Semana Nacional de Museus 2008

Programação começa na segunda-feira, dia 12

O Museu Interativo do Semi-Árido (Misa) participa da 6ª Semana Nacional de Museus 2008, que este ano abordará o tema Museus Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento. O Misa está com uma programação especial que vai de 12 a 17 de maio. As atividades serão realizadas na sede do museu, localizada no Campus de Campina Grande da UFCG.

Será uma semana inteira de exposições temáticas, oficinas de cordel, xilogravura e mosaico, mostra e comercialização de artesanato da Paraíba, distribuição de mudas e gastronomia da Caatinga. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais e mostra de cinema, tudo muito sertanejo, com a cara do caboclo nordestino, estreitando mais ainda a relação do Museu do Semi-Árido com a sociedade.

Entre as atrações estão programas: a apresentação do grupo Reisado de Zabelê, formado por agricultores; da Banda de Pífanos; do grupo de forró pé-de-serra "Sotaque Nordestino"; exposição de charges sobre a seca de Fred Ozanan, exposição do artista plástico Fábio de Brito, sobre a Transposição do Rio São Francisco, entre outras atrações.

Esta é uma ação conjunta do Museu Interativo do Semi-Árido com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para realizar um evento aberto a toda a comunidade, feito por um museu atual, vivo, diferente e que tem compromisso com a comunicação, a educação, a cultura e o resgate da memória do seu povo, mostrando o Semi-Árido de uma forma atrativa, pedagógica e estimulante.

E é nesse contexto bem amatutado que o Museu do Semi-Árido celebrará seu primeiro aniversário, comemorando um ano de atividades em que mostra à crianças, jovens e adultos as potencialidades desta região tipicamente brasileira, que tem história, resistência e valores infinitamente admiráveis.

O evento é uma realização do PaqTcPB, UFCG, Propex, Peasa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Sebrae, Rede Paraíba, Fiep/Sesi/Senai/IEL, Projeto Unicampo, Cedac, Poligran, Escola Virgem de Lourdes, e patrocínio da Chesf, do Governo Federal, CNPq e Vitae. As inscrições já estão abertas para as oficinas (máximo de 20 pessoas) e para o cinema (máximo de 30 pessoas). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do fone (83) 3310 1591.

(Helda Suene, da Assessoria de Imprensa do Museu do Semi-Árido)

Data: 08/05/2008