Mestrandos da UFCG receberão bolsas de assistência ao ensino

Unidades acadêmicas devem encaminhar propostas até o dia 16

Disciplinas identificadas com altas taxas de evasão e reprovação receberão reforço de mestrandos, que atuarão como monitores, a partir do próximo período letivo. A ação integra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que disponibilizará, até o ano de 2012, 686 bolsas de assistência ao ensino na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Para este ano, serão disponibilizadas 14 bolsas, que serão distribuídas por sete disciplinas da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística, três para a Unidade de Física e uma para as unidades de Sistema de Computação, Sociologia e Antropologia, uma para Letras e outra para a de Medicina Veterinária”, relatou Michel Fossy, pró-reitor de Pós-graduação.

A partir de um estudo realizado pela Pró-Reitoria de Ensino, a universidade identificou as disciplinas que necessitam da imediata assistência à docência e estabeleceu os critérios para a aplicação do programa. O primeiro passo é o encaminhamento, pelas unidades acadêmicas das matérias identificadas, de uma proposta pedagógica e do plano de trabalho à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, até o próximo dia 16, para análise do Comitê Gestor do programa. Em seguida, serão abertas as inscrições, de 26 a 30 deste mês, para os mestrandos interessados em concorrer às bolsas. “Os critérios da seleção serão da própria unidade, seguindo a Portaria e o edital que regem o programa”, adiantou Fossy,

O pró-reitor esclarece que a inscrição é aberta a mestrandos de qualquer programa de pós-graduação da instituição. “Assim sendo, um aluno de Engenharia Elétrica pode muito bem se inscrever e ser selecionado para atuar numa determinada disciplina da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística. Portanto, a bolsa não será do programa de Matemática, e sim do de Elétrica”, concluiu.

Veja o Edital

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)