topo_cabecalho
Pró-reitores de pós-graduação participam de reunião na Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) promoveu reunião, em Brasília, nos dias 29 e 30 de abril, com pró-reitores das universidades públicas, confessionais e particulares (detentoras de programas conceito 5 e acima).

A reunião, que contou com a presença do presidente da Capes, Jorge Guimarães, e do diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, teve como tema principal o planejamento da cooperação interinstitucional necessário à elaboração das diretrizes que nortearão o edital do programa Novas Fronteiras.

Foi discutida a elaboração de políticas de apoio à melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a participação das IES de todas as regiões do país detentoras de programas de pós-graduação consolidados.

“Ações específicas e indução são mecanismos corretos a serem utilizados para a redução das assimetrias regionais”, destacou Guimarães. Segundo o presidente da Capes, há muito ainda por fazer e os desafios aí estão. “Temos que trabalhar mais e em conjunto, a fim de fazer ações concretas,” disse.

Emídio Cantídio salientou que a Capes já desenvolve um programa específico de apoio e indução para a região Norte, que é o Acelera Amazônia. Este programa está sendo fortalecido pela ação orçamentária do Programa Novas Fronteiras, que destinará mais R$ 15 milhões no corrente ano. “Temos hoje no Norte cerca de 2% dos programas de doutorado do país. É necessário, no mínimo, dobrar essa participação no cenário da pós-graduação nacional e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos programas de pós-graduação hoje existentes”.

O programa Novas Fronteiras foi criado em 2007 com o objetivo de ampliar a interação entre os programas de pós-graduação de todo o país, visando aumentar a formação do número de doutores e o intercâmbio e mobilidade docente e discente dos programas das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Prevê recursos para a concessão de bolsas de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, o desenvolvimento de laboratórios e mobilidade de docentes, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) e do Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter).

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 07/05/2008