topo_cabecalho
Programa Pró-Defesa tem nova chamada

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Ministério da Defesa (MD) lançaram novo edital conjunto do Programa Pró-Defesa para o ano de 2008. O anúncio foi feito pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, na segunda-feira, 28, em Brasília. O programa é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Capes, e do Ministério da Defesa, com o objetivo de estimular a produção científica e a formação de recursos humanos qualificados na área de defesa nacional.

Segundo Guimarães, a iniciativa do Pró-Defesa foi bem aceita pela comunidade acadêmica e é uma iniciativa rica que acabou virando modelo para outras experiências chamadas de indução. “ Estamos cumprindo bem a nossa missão de formação de recursos humanos”, salienta. E ressalta que é um prazer para a Capes lançar essa segunda chamada pública, que cumpre o compromisso firmado com o Ministério da Defesa.

Para essa segunda chamada pública, a Capes e o Ministério da Defesa irão destinar a pesquisadores e instituições de ensino superior, recursos no valor de R$ 7.200,00. É um aumento de 80% em relação aos R$ 4 milhões liberados no primeiro edital do Pró-Defesa, lançado em 2005. Das cerca de 40 propostas enviadas para o primeiro edital, 11 foram selecionadas. Esses projetos envolvem 25 instituições de ensino superior, sendo 15 civis e 10 militares.

Para o Gerente da Divisão da Cooperação do Ministério da Defesa, Marcos Nunes Soares, a participação da Capes no programa é muito importante. “Dificilmente teríamos conseguido fazer um programa dessa natureza sozinhos,” diz Mendes, que adianta que a contribuição financeira da Capes é de 70% do valor do Pró-Defesa. Na opinião do secretário, a segunda chamada do programa irá consolidar o trabalho até 2012, com a possibilidade de uma terceira edição. “Isso é muito satisfatório para a comunidade acadêmica,” acredita.

Edital

 

O Pró-Defesa é aberto à participação de instituições públicas ou privadas brasileiras que possuam, em seus programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), reconhecidos pelo MEC, áreas de concentração ou linhas de pesquisa em defesa nacional. Também podem participar instituições que apresentem projeto viável de implantação dessas linhas de pesquisa, e instituições militares de altos estudos que não possuam programas de pós-graduação stricto sensu, mas que estabeleçam associação com instituições de ensino superior (IES). Para mais informações, acesse o edital.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 06/05/2008