Definida programação do Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico

Já está definida a programação do I Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Científico e que tem como tema central a "Comunicação Pública da Ciência e o Desenvolvimento Regional".

O encontro terá uma conferência de abertura, quatro mesas temáticas, oito sessões de apresentação de trabalho, uma oficina de vídeo científico e vários cursos relâmpagos envolvendo diferentes aspectos da relação comunicação, ciência e sociedade. Os interessados podem inscrever trabalhos até o dia 15 de maio em três categorias: iniciação científica, relatos de experiência e estudos e pesquisas bibliográficas ou empíricas.

A conferência de abertura será proferida pela jornalista, professora e pesquisadora Graça Caldas, no dia 26 de junho às 19h00. Autora de vários trabalhos acadêmicos sobre a relação mídia e ciência, Caldas vai abordar as diferentes dimensões do tema do evento. No dia 27/06 estão confirmadas duas mesas temáticas: uma sobre os Desafios de uma prática regional de comunicação pública da C&T: o caso Norte-Nordeste e outra sobre Comunicação e Políticas Públicas de C&T para o desenvolvimento local.

Participam como convidados das duas mesas os pesquisadores Renato Dagnino (Unicamp), Roberto Germano Costa (INSA), Joice Santos (Museu Emílio Goeldi, PA), Simone Bortoliero (UFBA) e Graça Caldas (UMESP).

No dia 28/06 também estão confirmadas duas mesas temáticas. A primeira sobre A Mídia, o Comunicador e a Ciência Regional: encontros e desencontros e a segunda sobre Uma agenda para a Comunicação da Ciência no Norte-Nordeste.

Dentre os convidados para as duas mesas destacam-se os jornalistas Lúcio Flavio Pinto (Jornal Pessoal - PA), Manuel Dutra (UFPA), Ruth Rendeiro (Embrapa Amazonas), Isaltina Gomes (UFPE), Alessandra Brandão (FAPEAL) e Nane Albuquerque (UESC). Detalhes da programação e informações sobre inscrições de trabalho podem ser conferidos nos sites: www.abjc.org.br e www.uepb.edu.br

Nas últimas duas semanas a coordenação do evento recebeu apoios institucionais importantes da UFCG, Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Governo do Estado da Paraíba.

Várias universidades públicas e particulares das regiões Norte e Nordeste também estão apoiando e divulgando o evento em seus sites e informativos, impressos ou eletrônicos. Serão feitas duas publicações a partir do material apresentado e discutido no evento: uma só com os trabalhos apresentados e outra com o material da conferência e mesas temáticas.

Data: 06/05/2008