Projeto de extensão da UFCG sobre reciclagem de papel pretende abrir inscrições para novas turmas

Coordenado pela servidora Belquice de Assis Nobre Santos, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) do Centro de Humanidades da UFCG, a nova etapa do projeto de extensão sobre "Reciclagem de Papel" deverá abrir inscrições para novas turmas, a partir da segunda quinzena de maio de 2008.

O trabalho tem como principal objetivo desenvolver atividades artesanais com papel e jornal, aplicando as técnicas de reciclagem e reutilização de papel para confeccionar artesanatos de uso doméstico e de decoração, proporcionando geração de renda aos participantes.

De acordo com Belquice, a idéia é reapresentar o projeto ao PIBIAC. "Pretendemos reapresentar o projeto ao PIBIAC para atender a clientela formada, em sua maioria, por donas de casa de baixa renda dos bairros localizados nas proximidades do campus da UFCG, além de mulheres idosas do Projeto PAIR, contando com a colaboração voluntária de algumas das participantes treinadas em 2007".

Com início previsto para o próximo mês de junho, o projeto deverá oferecer 15 vagas. "Geralmente não cobramos taxa de inscrição, tendo em vista a clientela ser de baixa renda. Porém, voluntariamente, as participantes contribuem para a compra do material de consumo não disponível no Centro de Humanidades", acrescentou a servidora.

A carga horária será de 4 horas semanais (uma tarde por semana, ainda a definir) e as aulas serão ministradas na sala anexa ao LAELL - Laboratório de Apoio ao Ensino de Língua e Literatura, na UFCG - campus Campina Grande.

Do ecológico ao social

O projeto teve início em julho de 2001, vinculado ao PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão, da UFCG, até o ano de 2006. Desde o ano de 2007 está vinculado ao PIBIAC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artístico-Cultural desta universidade.

Durante este período foram desenvolvidas várias atividades, tais como: coleta seletiva de papel no âmbito da UAL e outros setores da UFCG; produção de papel artesanal reciclado; reaproveitamento de caixas e embalagens; desenvolvimento de técnicas de papelagem na produção de objetos de usos diversos; produção de artesanato com jornal para uso doméstico e decoração; produção de artigos diversos (porta-lápis, porta-trecos; porta-recados); produção de agendas e blocos de anotações (com papel reciclado e reutilizado) e oferecimento de mini-cursos e oficinas de reciclagem.

No período de 2001a 2004, o projeto (com o título de "Reciclagem de Papel: educar economizando") desenvolveu atividades em algumas escolas da Rede Pública e Particular de Campina Grande e também de cidades circunvizinhas.

Nos anos de 2005 e 2006, sob o título "Reciclagem e Reutilização de Papel: uma alternativa para a ração de renda", o projeto atuou junto ao PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, atendendo crianças e adolescentes dos bairros de Bodocongó, Ramadinha e Mutirão, em Campina Grande. Neste mesmo período, no âmbito da UFCG, ofereceu mini-cursos e oficinas.

Em 2007, intitulado "Arte com Papel e Jornal: uma proposta para combater o desperdício e gerar renda", o projeto, já vinculado ao PIBIAC, atendeu grupos de donas de casa de baixa renda dos bairros de Bodocongó, Ramadinha e Pedregal, como também mulheres idosas vinculadas ao PAIR (turma de alfabetização de adultos e idosos). Nesta etapa, o projeto orientou a comunidade universitária e participantes das oficinas sobre a implementação da coleta seletiva e papel no âmbito da UFCG. Também foram ministradas oficinas sobre a utilização de técnicas artesanais com papel e jornal.

(Franz Mikhailovitch, Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 06/05/2008