Vestibular 2009 da UFGC apresenta mudanças

Calendário foi divulgado nesta segunda

O calendário do Vestibular 2009 da UFCG foi divulgado pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), com mudanças no processo. O concurso de 2009, diferente do ano passado, não fará a entrega dos cartões de inscrição na casa dos candidatos. Segundo o presidente da Comprov, Marcos Gama, o comprovante com local, data e hora poderá ser acessado na internet, através do site: www.comprov.ufcg.edu.br.

“Os candidatos deverão imprimir o demonstrativo para evitar problemas durante a execução do Vestibular 2009, que acontecerá em duas etapas”, frisou Gama. Outra inovação do concurso é com relação aos programas de Geografia e História, que ganharam sugestões de filmes para ajudar os candidatos na compreensão dos conteúdos das duas disciplinas. A lista consta de  filmes nacionais e estrangeiros. Entre os brasileiros, Brava Gente Brasileira, Cabra Marcado para Morrer, Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Tudo É Brasil, Carandiru e Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Gama destacou que a inclusão dos filmes nos programas é mais um recurso para aumentar os conhecimentos dos candidatos, ampliando, assim, o entendimento deles sobre determinados assuntos que serão trabalhados nas provas. “Essa inovação foi cuidadosamente pensada pela Comissão para ampliar os conhecimentos geográficos e históricos dos candidatos, uma vez que os filmes retratam momentos e situações de cunho informativo para o público”, lembrou o presidente da Comprov.

Inscrições começam dia 16 de julho

As inscrições do Vestibular 2009 acontecerão de 16 de julho a 1º de agosto, para apenas uma etapa, e de 16 de julho a 8 de agosto, para as duas etapas. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de novembro (primeira etapa) e 14 e 15 de dezembro (segunda etapa). Os valores das taxas para cada etapa ainda serão definidos pelo Conselho Curador da Universidade, mas, segundo o presidente da Comprov, a tendência é de que sejam mantidos os mesmos valores do último concurso (R$ 80 para quem vai fazer as duas etapas; R$ 40 para quem fará apenas uma etapa e R$ 15 para alunos da rede pública).

O número de vagas também deve ser superior ao de 2008, mas a Câmara Superior de Ensino, do Conselho Universitário (Consuni) ainda está definindo a quantidade exata. A data limite para a postagem da documentação de inscrição será 11 de agosto. Solicitações de correções no requerimento de inscrição e opção de curso podem ser feitas até 5 de setembro. A divulgação da concorrência está prevista para o dia 14 de setembro.

Os locais das provas para a primeira etapa serão divulgados no dia 3 de outubro, já os da segunda, serão no dia 5 de dezembro. A divulgação do resultado dos classificados na primeira etapa será no dia 28 de novembro; os aprovados na segunda etapa terão os nomes divulgados no dia 14 de janeiro de 2009. A matrícula dos classificados ocorrerá no período de 2 a 6 de fevereiro de 2009.

(Rosângela Araújo, Ascom/UFCG)

Data: 29/04/2008