topo_cabecalho
CNPq intensifica cooperação com Alemanha

Em comemoração aos 10 anos do Programa Georg Forster, a Fundação Alexander von Humboldt, dedicada ao estímulo da cooperação internacional na área da pesquisa, realizou um simpósio, nos dias 17 e 18 de abril, em sua sede, na cidade de Bonn, Alemanha. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Marco Antonio Zago, participou das comemorações apresentando uma palestra com o tema Science and Technology for Development, a convite da fundação.

 

Presidida pelo químico Helmut Schwarz, a fundação já apoiou inúmeros cientistas brasileiros e latino-americanos em seus estágios de curta ou longa duração na Alemanha, além de contribuir com a vinda de pesquisadores alemães. Esta contribuição vem intensificando laços entre instituições dos dois países, e formam, hoje, uma rede de cientistas e intelectuais orgulhosos em pertencerem à família Humboldtiana, afirma o presidente do CNPq.

 

Marco Antonio Zago reuniu-se também com o Secretário Geral da fundação, Georg Schütte, e com a Secretária Adjunta, Gisela Janetzke, para discutir iniciativas de colaboração entre a agência e a Fundação Alexander von Humboldt.

 

Novos programas com a Alemanha

 

Durante sua visita à Alemanha, o presidente do CNPq visitou a sede da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), instituição com a qual a agência renovou acordo de cooperação em novembro de 2007. Recebido pelo presidente da DFG, Matthias Kleiner, e outros membros da administração, Zago discutiu novos caminhos para a cooperação, em especial aqueles que incentivam a formação de jovens pesquisadores dentro do Programa Research Training Groups. “A principal concepção é a troca de alunos, de programas de doutorado, por períodos limitados entre diferentes laboratórios, para o desenvolvimento de um programa comum e coordenado de pesquisa”, disse o presidente do CNPq.  Atualmente, a DFG apóia 270 grupos de pesquisa, nesta iniciativa, incluindo aproximadamente 40 grupos com colaboração internacional.

 

Na sede da Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt (DLR), em Bonn, foi assinado convênio de colaboração entre o CNPq e o DLR, representada pelo diretor do Projektträger, Dr. Siegfried Schneider. A DLR é uma entidade que atua na implementação de programas e ações internacionais do Ministério da Educação e Pesquisa Alemão, Bundesministerium für Bildung und Forschung (BMBF).

 

Em visita ao BMBF, Marco Antonio Zago foi recebido pelo Secretário de Estado Frieder Meyer-Krahmer. Na ocasião, foram discutidas estratégias para aprofundar a cooperação entre as duas instituições.

 

Na cidade de Colônia, o presidente do CNPq visitou um dos laboratórios do DLR, o Centro Aeroespacial Alemão, que coordena pesquisas básicas e aplicadas na área aeroespacial e de energia. Marco Antonio Zago visitou o centro de medicina aeroespacial e telemedicina, a fornalha solar e o sistema de catálise por luz para purificação de água, desenvolvido em colaboração com pesquisadores brasileiros.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 28/04/2008