Bolsa de doutorado na França

Instituto de pesquisa em engenharia, agricultura e meio ambiente oferece bolsas de 1.800 para pesquisadores de até 27 anos. Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio

O Cemagref (Instituto de pesquisa em engenharia, agricultura e meio ambiente), órgão público francês dedicado à gestão de águas e territórios, oferece bolsas para doutorado na áera de engenharia para o desenvolvimento sustentável.

As inscrições podem ser feitas até 15 de maio. As bolsas, no valor de 1.813 mensais, têm duração de três anos. Os resultados da seleção serão divulgados entre julho e setembro e as atividades se iniciam no dia 1º de dezembro de 2008. O limite de idade é de 27 anos na data de inscrição.

O instituto se localiza em nove regiões da França: Antony, Nogent-sur-Vernisson, Rennes, Lyon, Grenoble, Clermont-Ferrand, Bordeaux, Montpellier e Aix-en-Provence.

As atividades de pesquisa do Cemagref são voltadas para as áreas de riscos naturais e interações entre agricultura e hidrossistemas.

As teses financiadas deverão tratar prioritariamente de 6 temas gerais: "Compreensão e diagnóstico de sistemas complexos", "Gestão de ecossistemas aquáticos e florestais degradados", "Estudo e compreensão de fluxos polifásicos", "Gestão de resíduos", "Caracterização física de produtos biológicos e alimentares" e "Funções não comerciais da agricultura e das florestas: economia do meio ambiente, economia pública e sociologia".

Mais informações: http://www.cemagref.fr

(Agência Fapesp, 25/4)