Governador da Paraíba sanciona o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (24) a Lei nº 8.514, em que o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, sanciona o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT). O FECT tem por finalidade apoiar financiamento de programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

De acordo com a Lei, o apoio financeiro será concedido a instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, formalmente constituídas, públicas ou privadas, em operação no Estado da Paraíba, de acordo com os critérios, mecanismos e procedimentos do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia.

Os recursos do FECT serão exclusivamente para investimentos em ciência e tecnologia, bemm como para o custeio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. O FECT será gerenciado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.

A notícia foi recebida pela presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Maria José Lima Silva, como mais uma conquista para os pesquisadores e para o desenvolvimento do Estado.

No último dia 12 de março de 2008, foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei nº 8.494, em que o governador sanciona o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT). "Em todos esses anos de existência da Fundação de Apoio à Pesquisa agora é que na gestão de Cássio Cunha Lima estão sendo sancionados o Conselho e o FECT. Isso representa um grande avanço que vai beneficiar tanto os psequisadores como na formação de recursos humanos das universidades, que podem alavancar o desenvolvimento do Estado", afirmou Maria José.

(Fapesq)

Data: 24/04/2008