Inscrições para bolsistas do Prolicen serão abertas terça-feira

Serão abertas a partir da próxima terça, 22, até o dia 26, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Licenciaturas da UFCG (Prolicen 2008). Foram aprovados 10 projetos, sendo cinco do campus Cajazeiras, quatro do campus Campina Grande e um do campus Cuité.

Ao todo, serão disponibilizadas 24 bolsas, no valor de R$ 250 cada, e duração de quatro meses por período. As inscrições devem ser feitas nas Unidades Acadêmicas que tiveram projetos aprovados. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 5 de maio e o início das atividades está marcado para o dia 6.

De acordo com o edital publicado pela Pró-reitoria de Ensino, cabe a cada Unidade Acadêmica definir o processo de seleção dos candidatos às bolsas. “A coordenação do processo de seleção dos bolsistas de cada projeto é competência do respectivo coordenador”, explicou o Pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões.

Veja a relação dos projetos aprovados:

- A didatização de saberes teóricos e experienciais por professores de língua materna em escola de formação pedagógica (CH/UAL).

- Concepções de Leitura, formação docente e implicações na prática de ensino (CH/UAed).

- Uso do computador no ensino da matemática (CCT/UAME).

- Contextualizando a Matemática (CCT/UAME).

- O ensino de química e biologia nas escolas públicas de ensino médio do Curimataú Paraibano: um projeto interdisciplinar (CES/UAed).

- As práticas de leitura e escritura em escolas públicas do sertão paraibano: algumas possibilidades (CFP/UAL).

- Casa de Vaga-lumes: núcleo de mediadores de leitura e escitura (CFP/UAL)

- O lúdico da geografia no ensino fundamental (CFP/UACS)

- Entre tradições e redescobertas: o ensino da história na região circunvizinha ao CFP (CFP/UACS)

- Apoio instrumental a professores de química dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino de Cajazeiras - PAIQUÍMICA (CFP/UACEN).

Prolicen

É um projeto de apoio aos cursos de licenciatura da UFCG, envolvendo diversos cursos e centros da universidade. Desde 1994 o programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino. O objetivo é melhorar a formação inicial dos cursos de licenciatura, bem como a formação continuada nas escolas públicas do Estado da Paraíba.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 18/04/2008