Bolsas do Ministério das Relações Exteriores da Itália

Programa concede bolsas para estrangeiros. Inscrições até 30 de maio!

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudos do Governo italiano, referente ao ano letivo 2008-2009. Anualmente, o Ministério das Relações Exteriores da Itália oferece auxílios a estrangeiros interessados em estudar em instituições italianas. Há oportunidades para cursos de graduação, pós-graduação, máster, doutorado e de língua e cultura italiana. São excluídas do programa apenas as especializações na área médica. As candidaturas podem ser realizadas até 30 de maio.

Para participar é preciso ser brasileiros ou italianos residentes no Brasil, com idade inferior a 36 anos e ter conhecimentos da língua italiana. Os cursos de língua e cultura italiana são destinados exclusivamente aos professores de italiano brasileiros e aos estudantes que cursem italiano na universidade e já estão inscritos, pelo menos, no 5° semestre.

O governo da Itália oferece bolsas mensais no valor de 700,00 euros. Para os candidatos italianos residentes no Brasil é previsto também o reembolso da passagem de ida e volta, no caso da participação em cursos com duração superior a oito meses.

Os auxílios poderão ser usufruídos entre outubro de 2008 e setembro de 2009. No caso dos Masters e dos Doutorados é possível prorrogá-los até 31 de março de 2010, com renovações anuais. A duração das bolsas deverá ser necessariamente de três, seis, nove ou 12 meses, exceto os cursos de língua e cultura italiana, que têm duração de um, dois ou três meses.

Processo de pedido de bolsa

Os interessados devem, primeiramente, escolher um curso na Itália e entrar em contato com o diretor para apresentar um eventual plano de estudo. Após a aprovação da universidade italiana, o candidato deve dirigir-se ao Consulado italiano responsável por competência territorial (clique aqui para acessar o portal da Embaixada da Itália em Brasília). Além disso, é preciso apresentar os documentos e preencher os formulários requeridos, todos disponíveis no site do Ministério da Universidade Italiano (www.murst.it- informações em italiano), em formato PDF.

Para obter mais informações sobre o universo acadêmico italiano, oportunidades de cursos e para entrar em contato com as universidades italianas acesse o site do Ministério da Universidade Italiano: www.miur.it (informações em italiano). Informações sobre programas de bolsas de estudos estão disponíveis também no portal do Ministério das Relações Exteriores da Itália, no endereço eletrônico http://www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia (informações em italiano).

Data: 17/04/2008