Aluno da UFCG desenvolve pesquisa na Universidade de Barcelona

O aluno Williams Baracho Lima, do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem desenvolvendo na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona, na Espanha, pesquisa sobre a História da América. Os estudos fazem partem de uma especialização bibliográfica e documental, que começou em fevereiro deste ano, acerca da colonização do continente americano pelos hispânicos.

Com essa oportunidade, o estudante disse esperar “não somente amadurecer academicamente, mas, contribuir de forma positiva para o fortalecimento dos laços internacionais da UFCG, especialmente os da Unidade Acadêmica de História e Geografia". Nestes primeiros meses de estudos na Espanha, segundo ele, foram ativados contatos acadêmicos nas cidades de Barcelona e Madri, no intuito de firmar novos projetos com universidades espanholas.

Sua perspectiva é de concluir a pesquisa até junho do próximo ano. Antes, em junho deste ano, participará de congresso internacional promovido pelo Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), no México. Como também, pretende contribuir com a realização -  ainda este ano, na UFCG - do I Congresso de História da América, com o apoio de instituições estrangeiras e, “até mesmo, algum organismo ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA)”, disse.

Magistério: em defesa do piso salarial

A Internacional da Educação, entidade que congrega professores de todo o mundo, defende a existência da carreira de magistério, o ingresso por concurso público e piso salarial para a categoria dos profissionais da educação, por serem princípios constitucionais. A posição da entidade foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 17, em Brasília, pela vice-presidente Juçara Maria Dutra Vieira, em palestra realizada na Conferência Nacional da Educação Básica. Ela falou sobre formação e valorização profissional.

Segundo Juçara, que já exerceu os cargos de presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) e do Centro de Professores do Rio Grande do Sul (Cpers), a carreira de magistério estimula o crescimento pessoal e funcional e garante qualidade ao serviço público, continuidade e produção de memória.

Para ela, a combinação de baixos salários, múltiplas jornadas e condições inadequadas de trabalho levam a um quadro preocupante, que muitas vezes compromete a saúde do professor. Ela acredita que a aprovação do projeto de lei que institui o piso salarial vai mudar a situação dos trabalhadores em educação. “Significa reconhecimento profissional dos educadores brasileiros e uma nova condição para o exercício profissional”, diz.

Em sua opinião, a criação do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) foi fundamental no sentido de reconhecer o profissional da educação também como um pesquisador. “É um passo importante na direção de uma formação sólida para uma educação igualmente consistente.”

A Internacional da Educação, com sede em Bruxelas, atua mundialmente e representa 25 milhões de professores e profissionais ligados à educação. Está presente em mais de 170 países.

(Fátima Schenini - MEC)

Data: 17/04/2008