Curso de Matemática da UFCG chega aos 30 anos reconhecido pela excelência em ensino

Criado em 1977 e aprovado pelo Ministério da Educação em abril de 1979, o curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) chega aos 30 anos de existência com o título de uma das melhores graduações do país e o reconhecimento de excelência em ensino.

No ranking nacional, levando-se em conta as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), antigo Provão, atualmente o curso está classificado entre os 25% melhores do Brasil. Na Paraíba, de acordo com o ex-coordenador Antônio José da Silva, o curso da UFCG é, sem sombra de dúvida, o melhor e o mais concorrido. “Para se ter uma idéia, a concorrência no Vestibular vem aumentando consideravelmente nos últimos anos e hoje chega a 4,5 candidatos por vaga”, comentou o professor, que acompanhou de perto essa evolução.

Por conta da alta procura, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), ao qual o curso está integrado, resolveu ampliar o número de vagas para atender à demanda. Até o Vestibular 2007, eram oferecidas 35 vagas: 20 diurnas e 15 para o período da noite. Para o concurso de 2008, o número de vagas passou para 50, sendo 30 para o turno da manhã e 20 noturnas. O Vestibular da UFCG só oferece vagas de Matemática para o primeiro período letivo, sem segunda entrada.

No momento, 224 estudantes estão matriculados na graduação, 124 de manhã e 100 à noite. Uma média de 20 estudantes conclui a graduação por ano e todos são absorvidos rapidamente pelo mercado de trabalho, “sem dúvida, devido a excelência do ensino oferecido pela instituição”, avalia a atual coordenadora de graduação do curso, Rosana Marques da Silva. “A credibilidade do curso aumentou em função do comprometimento da coordenação com a qualificação permanente do corpo docente e, por isso, todo o nosso trabalho tem refletido na melhoria do ensino e atraído muito mais estudantes para o curso”, disse.

Qualificação docente aumenta credibilidade

Um dos motivos da excelência do curso de Matemática da UFCG está na qualificação dos seus professores. Hoje, 35 docentes estão integrados ao quadro, dos quais 19 são doutores e 26 mestres. Atualmente, três estão no doutorado.

Para Antônio José, esse comprometimento com a qualidade e competência dos professores, se traduz nos resultados das avaliações do Ministério da Educação, a exemplo do Enade (antigo Provão), que por seis processos consecutivos deu conceito máximo (A) ao curso.

No ano passado, o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) divulgado na revista O Guia do Estudante, da Editora Abril, conceituou o curso como um dos melhores do Brasil, com conceito 5, a nota máxima. “O índice analisa a influência que o professor tem sobre o aprendizado dos estudantes e confirma que o nosso curso está muito bem preparado”, completou o ex-coordenador.

Pós-graduação já formou 31 mestres

Em agosto de 2002, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) criou o curso de mestrado em Matemática, aprovado pela Capes em dezembro do mesmo ano. Desde março de 2003 até janeiro deste ano, 31 estudantes concluíram a pós-graduação e muitos foram absorvidos na própria Universidade, como também por outras instituições de ensino superior, públicas e privadas, do país.

“Nossos profissionais são extremamente habilitados para atuar em qualquer universidade do Brasil, devido à qualidade do ensino, a preocupação dos professores e o esforço contínuo da unidade acadêmica em oferecer um melhor programa de conhecimento e aprendizado para a formação dos novos mestres”, frisou o também ex-coordenador do curso e atual coordenador de Pós-graduação do CCT, Marco Aurélio.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 16/04/2008