topo_cabecalho
Pesquisadores solicitam e CNPq já analisa revisão de critérios nas bolsas de produtividade

Em carta enviada ao presidente da agência, Marco Antonio Zago, mais de 100 signatários pedem mudanças nos critérios de avaliação para concessão de bolsas de produtividade e de projetos de pesquisa; Conselho Deliberativo já analisa a questão

A carta foi publicada no JC e-mail de 15 de fevereiro, em forma de artigo assinado por Otávio A. S. Carpinteiro, pesquisador da Universidade Federal de Itajubá. Depois, assinada por outros 116 pesquisadores de todo o país, foi encaminhada ao presidente do CNPq.

O documento defende uma ampla discussão, pela comunidade científica, com vistas à "alteração dos critérios de avaliação dos pesquisadores para a concessão e progressão de nível no programa de bolsas de produtividade em pesquisa; alteração dos critérios de avaliação dos projetos de pesquisa; e alteração da composição dos comitês assessores, passando de sua composição oligárquica atual para uma composição democrática".

Na carta, eles questionam: "Não seriam os pesquisadores que, devido a suas condições, publicam menos, mas que criam e desenvolvem as condições de pesquisa nos centros onde atuam, não seriam tais pesquisadores também produtivos em pesquisa?"

O conteúdo do artigo publicado no JC e-mail e enviado ao CNPq pode ser lido em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=54272.

Em reunião do Conselho Deliberativo (CD), realizada em 9 e 10 de abril, o CNPq analisou as manifestações de pesquisadores e sociedades científicas relativas ao Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa.

O assunto mereceu atenção especial do CD, tendo em vista a reconhecida importância deste programa para o incentivo e o crescimento da produção científica no país.

Os conselheiros fizeram propostas para fortalecer e aperfeiçoar o programa, cabendo agora à diretoria e à presidência do CNPq viabilizar as medidas, que serão discutidas, em breve, com mais detalhes, com toda a comunidade científica.

 

(Jornal da Ciência da SBPC)


Data: 15/04/2008