Comissão organizadora de evento na UFCG seleciona bolsistas

III Encontro da Rede de Estudos Rurais acontecerá em setembro. Valor da bolsa é de R$ 250.

A comissão organizadora, no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do III Encontro da Rede de Estudos Rurais - que acontecerá no campus Campina Grande, de 9 a 12 de setembro próximo – vai selecionar dois bolsistas para auxiliarem na organização do evento. Com duração de seis meses, de 1º de maio a 31 de outubro, e com carga horária de 20 horas semanais, a bolsa será no valor de R$ 250.

Para concorrer, o aluno deve está matriculado regularmente no curso de Ciências Sociais - sem previsão de conclusão, até o término da bolsa, ou ter integralizado o primeiro período -, ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e disponibilidade nos turnos da manhã ou tarde. “O interesse nas temáticas relativas ao estudo das dinâmicas do mundo rural, também é critério para seleção”, ressaltou Ramonildes Alves, coordenadora local do evento.

As inscrições acontecem na próxima semana, de 22 a 25, no Laboratório de Sociologia Aplicada, sala 418, 2º andar do Bloco BA, no período da manhã ou tarde.

Rede de Estudos Rurais

Criada em julho de 2006, a Rede de Estudos Rurais é um espaço de intercâmbio de caráter interdisciplinar e interinstitucional, com um modelo flexível, sensível às questões emergentes no debate nacional e capaz de identificar novos temas, evitando a cristalização de grupos de pesquisa previamente recortados. A Rede de Estudos Rurais funciona através de duas atividades básicas: debates virtuais e encontros presenciais.

O objetivo central do encontro é aprofundar o debate sobre temas relacionados ao mundo rural brasileiro, tais como: produtos transgênicos; a permanência da luta pela terra e dos conflitos no campo; disputas políticas em torno do significado e importância do agronegócio; denúncias sobre a presença de trabalhadores rurais em situações análogas à da escravidão; a emergência de novas formas de organização política; a crise “rurbana” e, mais recentemente, as implicações da expansão das culturas ligadas à produção de bio-combustíveis.

Além da discussão destes temas, o encontro também objetiva divulgar a Rede e seus objetivos, integrar novos pesquisadores, experimentar novos formatos de debate, fortalecer a integração entre fóruns virtuais presenciais e o caráter interdisciplinar e interinstitucional da Rede, entre outros.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 15.04.08)

Data: 15/04/2008