Reitor recebe visita do presidente licenciado do Confea

Antes de proferir palestra na manhã desta segunda-feira, 14, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marco Túlio Melo (à dir.), visitou o reitor Thompson Mariz. Acompanhado do professor Geraldo Baracuhy, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, trataram de vários assuntos, como educação, formação do novo engenheiro e mercado de trabalho.

Marco Túlio - que está licenciado do cargo de presidente por ser candidato à reeleição - apontou como problemática na formação dos novos profissionais, a deficiência na base científica, no primeiro e segundo graus, especificamente no aprendizado da Matemática, da Química e da Física, “que se refletem nos primeiros passos na academia”, afirmou. Para ele, na própria universidade, o ensino de língua estrangeira os prepararia para a internacionalização do processo produtivo. “Projeta-se num país, produz noutro e se monta em vários”, exemplificou.

Criatividade, adaptabilidade, flexibilidade e capacidade de resolução imediata foram citadas como vantagens do profissional nacional. Que, segundo Marco Túlio, “agregadas a uma base fortalecida e sincronizadas com a inovação tecnológica, será um importante diferencial competitivo”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/04/2008