MEC descredencia quatro faculdades

O Ministério da Educação decidiu descredenciar quatro faculdades mantidas pela União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina (Utesc), todas com sede no mesmo endereço, em Joinville. Um interventor foi nomeado para facilitar a transferência dos alunos para outras instituições.

A entidade oferecia quatro cursos superiores e contava com cerca de 300 alunos. A decisão foi tomada após inspeção, motivada por denúncia, realizada nos dias 7 e 8 pela Diretoria de Regulação e Supervisão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A visita teve o acompanhamento de representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e do Ministério Público Federal.

Desde outubro do ano passado, os estudantes tentavam a liberação, pelas faculdades, de documentos que possibilitassem a transferência. “O objetivo da nossa ação é resguardar os alunos, dar a eles o direito de continuar com seus cursos em outras instituições”, explica a diretora de Regulação e Supervisão da Setec, Andréa Andrade.

Além da intermediação acadêmica a ser promovida pelo interventor, o MEC admite passar a responsabilidade pela oferta dos cursos, em especial o de design de interiores, para outra entidade, já que a Utesc era a única na região a oferecê-lo.

Data: 10/04/2008