Inaugurada sede do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG

Edifício recebeu nome do professor Telmo Araújo

Repleta de memória e elogios aos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, como também ao professor Telmo Araújo - que dá nome ao edifício - foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 9, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a sede do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI). Para o reitor Thompson Mariz, o centro é o principal vetor para o reconhecimento da universidade nos cenários nacional e internacional. “Em qualquer parte do mundo, elogios”, ressaltou.

“Essa edificação é um mínimo de repago pela colaboração do CEEI, não só à UFCG, mas a Campina Grande, à Paraíba e ao Nordeste”, disse Thompson ao pedir desculpas pelo pouco que a administração central tem podido fazer em prol daquela unidade que “tanto engrandece a instituição”. Sobre o professor Telmo, o reitor lastimou o pouco privilégio que teve de compartilhar a vida com ele. “Eu o admirei muito e tenho um profundo respeito por sua memória. Para mim, foi um dos mais brilhantes que tivemos”, registrou.

O prefeito universitário, Eduardo Bonates, falou da nova configuração que o campus vem tomando em espaço físico nesses últimos anos, fruto do empreendedorismo e determinação da administração central. O vice-diretor do CEEI, Camilo Lelis, citou os desmembramentos (UFPB-UFCG e CCT-CEEI) apontando avanços que consolidaram os envolvidos e de futuras conquistas “com a marca CEEI, ferrada no arrojo, na ousadia e na celeridade”.

Wellington Mota, diretor do Centro, apontou tópicos determinantes para o expressivo reconhecimento do CEEI e dos conceitos elevados que os cursos obtém. “Engenharia Elétrica, por exemplo, há muito tempo é referência nacional. É a única do Norte/Nordeste e Centro-oeste com conceito 6 na Capes”, disse. Também elencou feitos do professor Telmo Araújo e falou de sua importância para a instituição. “Muito fez para o nosso engrandecimento e reconhecimento”.

Companheiro de Telmo, desde a época do serviço militar, o professor Edson Roberto percorreu as linhas do tempo “pescando, no passado, dados para delinear o “Furão” que o homenageado foi". “Ele abriu caminhos, criou estruturas, fez crescer. Tinha visão administrativa e política muito claras”, descreveu. Edson leu dois poemas de autoria de Telmo – Saídas e Andanças e Harmonia – "sintonizados com o seu lado humano bastante acentuado e impressionante”.

A viúva, Francilene Garcia, agradeceu em nome da família e disse que os traços de Telmo na UFCG foram iguais aos da própria vida: “atitudes simples”. “Seu lema era energia, informação e gente. Promover pessoas”, destacou, ao falar que ele foi “um guerreiro na construção da história que estamos trilhando”.

A homenagem ao professor Telmo Araújo, falecido o ano passado, foi propositura do diretor do CCT, Braúlio Maia, no Colegiado Pleno da UFCG.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/04/2008